Um dos assuntos que tem estado na ordem do dia, para além da “crise” [económica, financeira, política, social, …] tem sido o novo acordo ortográfico.
Que a língua Portuguesa é muito traiçoeira já todos sabíamos, agora que poderia pregar esta “partida” de nos atirar para a ignorância ortográfica é outra história. Apreciado por muitos e detestado por outros que tantos, o que é facto (e não fato) é que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa já tem mais de 10 anos. Foi assinado em 1990!
“O Acordo Ortográfico de 1990 entrou em vigor, no início de 2009 no Brasil e em 13 de maio de 2009 em Portugal. Tudo indica que os restantes países da CPLP o implementarão em breve.”Portal da Língua Portuguesa
Temos portanto até 2015 para nos adaptarmos à nova ortografia do português. Contudo, como bons portugueses que somos, iremos deixar para a última da hora essa adaptação. Mas o melhor é começarmos já, digo eu…
Aqui ficam algumas ferramentas que nos podem auxiliar a adaptar a nossa escrita para o novo acordo:
-
Guia prático para perceber o Acordo Ortográfico (revista VISÃO)
-
Lince ( ferramenta de apoio à implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que converte o conteúdo de ficheiros de texto)
-
Conversor de texto/ficheiros (Porto Editora)
-
Corretor ortográfico MS Office
-
Corretor ortográfico LibreOffice, OpenOffice, Firefox
Depois para aqueles que ainda acreditam que isto não passa de uma moda passageira, deixo estes dois links (link1– DR-Envio de atos para publicação, link2 – Resolução do Conselho de Ministros n.o 8/2011).
Façamos o favor de não esperar por 2015 para começar a escrever bem.
Façamos o favor de não esperar por 2015 para começar a escrever bem.
Boa escrita!