Dia 5
Seguimos viagem pela N1 até à localidade de Povoação, onde já tivemos no dia anterior. Dai seguimos por uma estrada secundária para o interior da ilha. Passamos pelo miradouro do Salto do Cavalo, outra das referências que tínhamos para visitar. O céu estava coberto de nevoeiro o que dificultou a vista, mas ainda assim lá conseguimos dar uma espreitadela. Dai descemos para a Ribeira Grande.
Aproveitamos para fazer as últimas compras para levar para o continente. Na Ribeira Grande encontramos ainda um mural em graffitide homenagem ao grande Nicolau Breyner. O “Sr. Contente” ficou assim imortalizado nos Açores pela obra do artista português Sérgio Odeith numa parede exterior de uma casa de habitação.
Antes de irmos para o aeroporto ainda passamos numa fábrica de lacticínios para comprar mais queijo. No aeroporto tivemos de fazer uma ginástica tremenda para conseguir enfiar tudo o que compramos nas malas, mas lá coube tudo. Partimos com muito dos Açores connosco, mas há algo que nunca poderemos levar que é a beleza natural desta terra abençoada. Um povo humilde, ainda não acostumado às enchentes de visitantes, recebeu-nos de braços abertos numa ilha que é toda ela bela. A natureza ainda se impõe sobre o betão e o dito “desenvolvimento” e seria bom que assim continuasse. Já estivemos em algumas partes do mundo mas este constará certamente como um dos locais naturalmente mais bonitos e conservados que já visitamos. Quanto aos pássaros, os que dão o nome ao arquipélago, o açor, esses nem vê-los.
Nota de agradecimento: Grande parte dos locais que visitamos foram recomendados pelo nosso amigo Bruno Caixeiro, um connoisseurdeste arquipélago, que atenciosamente nos preparou um guião para a viagem. A ele o meu muito obrigado.
Ligações
Ligações
- São Miguel, Açores 2017 – Dia 1
- São Miguel, Açores 2017 – Dia 2
- São Miguel, Açores 2017 – Dia 3
- São Miguel, Açores 2017 – Dia 4
- São Miguel, Açores 2017 – Dia 5