Capitais Polacas – Varsóvia 2

Agosto, 2017 |

Dia 6 – Varsóvia

Chegamos ao último dia da nossa viagem pela Polónia. Cracóvia foi aquela cidade imperdível. A arquitetura medieval da capital cultural do país é também o ponto de partida para visitar uma das páginas mais negras da história da Europa. Varsóvia, a capital foi uma cidade totalmente destruída durante a II Guerra Mundial, primeiro pelas tropas Alemãs, depois pelas tropas aliadas/soviéticas. Pouco restou desse período, por isso a arquitetura tão moderna que se vê hoje por toda a cidade.

Uma das atrações principais da cidade é precisamente o museu da revolta de Varsóvia de 1944 ou simplesmente 1944 como também é conhecido. O museu é um importante centro histórico dos eventos ocorridos durante o período da guerra na Polónia, em particular da revolta de 1944 contra o regime nazi e do movimento clandestino que o levou a cabo. Infelizmente ainda não tivemos tempo para visitar e hoje estamos apertados de tempo. O regresso a casa é feito a partir do aeroporto Lotnisko Warszawa-Babice, um pequeno aeroporto onde operam as companhias low cost. Para lá chegar temos de apanhar um autocarro e a viagem dura cerca de uma hora.

Pesadas as circunstâncias decidimos ainda assim ir a pé até ao museu e depois de lá apanhar um Uber diretamente para o aeroporto. Como é domingo, a entrada no museu é gratuita e as filas são tremendas. Depois de algum tempo lá conseguimos entrar. Temos de ver o museu a um bom ritmo, pois não temos muito tempo.

O espaço é muito interessante. Pena é que esteja tanta gente, o que dificulta a circulação pelas exposições. Uma réplica à escala de um avião B-24 Liberator está estacionada no hangar ao centro do museu. Tem um registo detalhado de toda a resistência polaca durante o período da II Guerra Mundial. Numa da exposições ficamos a saber tudo sobre o movimento dos pequenos insurgentes, enquanto num outro espaço temos réplicas dos esgotos de Varsóvia que serviam de vias de comunicação da clandestinidade. Há também uma exposição de material militar atual e da intervenção das tropas polacas em missões no estrangeiro. São três pisos de exposições nos quais se pode passar perfeitamente uma tarde completa. Terminamos a visita na torre de observação, de onde podemos obter vistas panorâmicas da cidade.

Conclusão

Este país foi invadido em 1939 por tropas da Alemanha nazi e ao mesmo tempo por tropas Soviéticas, dando início à II Guerra Mundial. Durante os cinco anos que se seguiram serviu de palco a uma brutal batalha entre essas duas potências, as quais foram ambas muito hostis à soberania polaca. Após o término da II Guerra Mundial em 1945, a Polónia ainda ficou sobre o domínio das tropas Soviéticas até 1956 e só em 1989 se livrou finalmente do regime totalitário comunista. Não é fácil erguer um país desta herança histórica. Mas os polacos são um povo resiliente e ativo. Hoje a Polónia é um país livre, dona do seu próprio destino. Oxalá saiba fazer bom uso disso.

À hora marcada lá apareceu o Uber que nos levou para o aeroporto. Sinais dos tempos modernos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *