Tese de Doutoramento

Resumo

As Redes Sociais na Internet são um dos fenómenos tecnológicos e sociais do início do século XXI. Muito do quotidiano das sociedades presentes é pautado através destas, pois abrem portas para novos mundos e intensificam a comunicação entre os indivíduos, ao mesmo tempo que ditam a partilha como a nova ordem vigente. A utilização destas redes pressupõe a colaboração e a cooperação, valores que enriquecem o processo de aprendizagem dos indivíduos.

Partindo da realidade educativa e social atual, este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a relação das redes sociais na Internet com o ensino superior, nomeadamente com a aprendizagem dos alunos. Pretende-se conhecer e analisar as formas de utilização das redes sociais em instituições de ensino superior distintas e a sua relação com a aprendizagem. Uma vez que se trata de um estudo com um foco intercultural, o campo de estudo consistiu em três países distintos: Camboja, Espanha e Portugal. A investigação seguiu um paradigma de teor quantitativo e recorreu a um questionário para a recolha de dados.

Os resultados mostram uma frequência de utilização mais elevada das redes sociais na Internet na faixa etária dos 16 aos 19 anos, sendo a principal atividade a comunicação com outros utilizadores dessas plataformas, através do envio de mensagens e de chat. Apesar da disponibilidade úbiqua das redes, estas não despertam para já uma motivação direta na aprendizagem dos alunos. Porém, estas permitem criar sistemas de aprendizagem centrados no aluno e ajudam a promover a aprendizagem interativa, social, realizada em grupo e baseada na comunicação, bem como a aprendizagem cooperativa. Os alunos ainda adotam essencialmente o papel de consumidores de informação e espectadores do mundo digital e ainda contribuem pouco para a produção de conteúdos, mas esperam ter um papel mais ativo no futuro. A particularidade do fenómeno das redes sociais não reside na tecnologia em si, mas na nova perspetiva que abre para um modelo de ensino mais participativo, no qual a aprendizagem é promovida por todos os intervenientes, em que os espaços de aprendizagem tradicional/formal são complementados com os novos meios tecnológicos.

Palavras-chave: aprendizagem, educação, Internet, redes sociais, universidade, media na educação

Texto completo (repositório Universidad de Huelva)