O computador abriu-lhe as portas para um novo mundo e o interesse pelas tecnologias despertou-lhe a curiosidade desde cedo. Hugo Mártires licenciou-se em Informática pela Universidade do Algarve e mais tarde profissionalizou-se no ensino na Escola Superior de Educação de Lisboa. Pratica a docência desde 2004 e leciona ciências informáticas no ensino secundário e no ensino superior, tendo trabalhado também em várias empresas do ramo tecnológico. Ao longo da sua carreira tem vindo a acumular experiência profissional na Europa e na Ásia.
Dedica-se à investigação em ciências da educação onde estuda os efeitos da aplicação das tecnologias no ensino, tendo obtido o grau de Mestre em educação intercultural pela Universidade de Huelva, motivado em grande parte pela sua experiência internacional. Posteriormente apresentou a sua tese de doutoramento na qual abordou a relação das redes sociais na Internet com a aprendizagem no ensino universitário, obtendo o grau de Doutor em educação, no programa “La Educación en la Sociedad Multicultural” da Universidade de Huelva.
Para além da investigação e da vida profissional dedica-se ainda a viajar pelo mundo, procurando conhecer culturas e povos de modo a melhor compreender as dinâmicas sociais que regem os ciclos da humanidade. Vive em Faro, na região do Algarve no sul de Portugal.