Road trip nos Balcãs, dia 6

Dezembro 2019, Janeiro 2020

Dia 6 – Escópia (Skopje), Monte Vodno, Desfiladeiro Matka

Tomamos o pequeno almoço no último andar do hotel com uma vista panorâmica para o antigo bazar. Á nossa volta avistamos varias mesquitas e  edifícios de arquitetura otomana que pauteiam o centro histórico da cidade.

Damos um passeio pelo bazar durante a manhã. Hoje as lojas já estão abertas e o movimento do comércio retoma a sua rotina.

Depois voltamos a atravessar a ponte de pedra para a parte moderna da cidade e vamos visitar a Casa Memorial da Madre Teresa, que hoje já está aberta.

A casa é na verdade um museu, mas tratando-se de uma personalidade que em grande parte foi desprovida de grandes pertences, é natural que não tenha muitos itens para mostrar. É acima de tudo um registo histórico da sua obra e do seu percurso de vida, desde a juventude até ao reconhecimento internacional pelas mais diversas altas entidades. Em exibição estão algumas fotografias de momentos marcantes com personalidades famosas, como presidentes ou até mesmo o papa João Paulo II. 

Depois de visitarmos tão ilustre cidadã, saímos da cidade em direção ao monte Vodno. Seguimos por uma estrada de montanha bastante sinuosa que vai dar a uma estrada de terra batida, já perto do topo da montanha.

Continuamos por ai e à medida que vamos subido, começamos a encontrar neve e gelo no caminho. Nada que impeça o nosso Fiat Panda de prosseguir com alguns cuidados redobrados. Já perto do topo o caminho transforma-se quase num trilho de montanha e ao nos cruzarmos com várias pessoas a pé, notamos que ficam surpreendidas ao verem um carro por ali! Por fim chegamos ao topo, junto à cruz do Millennium e afinal não somos o único carro por aqui. Há pelo menos mais um e também de matrícula estrangeira. Quem sabe outros turistas curiosos que decidiram subir o monte em quatro rodas!

A cruz do Millennium é uma grande estrutura em aço, visível ao longe quando nos começamos a aproximar da cidade de Skopje. É um memorial no topo da montanha acessível por teleférico, com vista pitoresca da cidade. Os visitantes veem por teleférico, diretamente a partir da cidade, porque isso faz parte da experiência. Por isso não deixam de estranhar quando nos veem chegar de carro! 

A vista do topo é muito simpática. De um lado temos a cidade, enquanto no lado oposto temos a imensidão da vegetação da montanha. Há porém outra construção a nascer no topo do monte Vodno. Ao que parece é uma nova cruz, mas desta vez em betão e maior do que a estrutura em aço já aqui erigida. 

Em seguida descemos novamente a montanha até ao pequeno povoado de Gorno Nerezi para visitarmos a igreja de St. Panteleimon, localizada no interior de um mosteiro. É uma pequena igreja Bizantina do séc. XII com uns frescos alusivos à paixão de Cristo, entre outras ilustrações.

Á entrada do mosteiro somos os únicos visitantes, para além de umas vacas e um cavalo que passeiam sozinhos calmamente à beira da estrada. O cavalo vem ter comigo para ver se tenho algum petisco para lhe dar, mas hoje está com pouca sorte. Entramos no mosteiro e um senhor vem ao nosso encontro para nos indicar a entrada na igreja. Depois de entrarmos ele vai à sua vida.

No exterior do mosteiro e do lado oposto da estrada fica uma aldeia étnica, que está fechada. É pena porque pelo que vimos em algumas fotos deve ser muito interessante.

Deixamos Gorno Nerezi e continuamos a viagem para o desfiladeiro Matka (Canyon Matka), uma agradável zona de lazer junto ao rio Treska. Chegamos já ao final da tarde. Passamos pela barragem com um muro de 317,5 m de altura que dá origem a um fluxo de água de cor verde esmeralda a montante. A zona de laser dispõe de um hotel e restaurante, barcos de recreio, e até um mosteiro. Trata-se do mosteiro ortodoxo de St. Andrea fundado em 1389 que contem vários frescos bem preservados.

Há muitos trilhos para percorrer no desfiladeiro, sendo o mais comum aquele que segue junto ao curso do rio. É uma antiga via ferrata que foi sendo melhorada para permitir um passeio menos radical. Um corrimão de ferro do lado do rio protege os visitantes de caírem para a água, mas este só existe em algumas seções do percurso e na maior parte dos casos abana que nem “varas verdes”. Do lado da rocha um cabo de aço enferrujado pelo tempo dá uma ajuda, principalmente nas seções mais íngremes. Na entrada para o trilho está um grande mosquetão pendurado na rocha, como que a desafiar para estas paredes “apetitosas” à escalada.

Fazemos o passeio pelo trilho no desfiladeiro, ora na rocha, ora na mata, durante cerca de 1 hora. Em algumas seções estamos quase ao nível da água. Se fosse verão arriscava um mergulho! Entretanto começa a anoitecer e temos de regressar. Os últimos metros do percurso já fazemos na escuridão da noite, acompanhado apenas pela silêncio tranquilo do curso do rio Treska.

Regressamos à estrada e seguimos para Ohrid. A viagem pelas montanhas do Norte da Macedónia vai ser longa!

Índice

Flashback video

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *