Zanzibar – Praia de Mtende

Mtende beach heart

Fevereiro, Março 2022

Por esta altura já percorremos grande parte da ilha de Zanzibar. Começamos em Stone Town (Zanzibar City) a capital da ilha e a única cidade mais desenvolvida. Depois subimos a norte para Nungwi e Kendwa que são os destinos mais comerciais da ilha. Chegamos mesmo à ponta mais a norte da ilha. Dai descemos para nordeste para as aldeias de Kilimaju, Matemwe e Kiwengwa. Seguimos mais a sul para Jambiani e Paje, no sudeste da ilha.

Quando estivemos no Kiganja Retreat Zanzibar, em Kilimaju, a proprietária falou-nos de uma praia no sul que é muito bonita. Disse-nos que no passado não tinha ninguém, mas agora tem ganho alguma fama entre os turistas. Seguimos a sua recomendação e assim acabamos também por dar a volta completa à ilha.

A praia de Mtende fica na ponta sul da ilha de Zanzibar. Curiosamente a estrada até á aldeia de Mzambarauni, que fica junto à praia, está muito boa. É toda asfaltada e sem grandes buracos. Talvez seja pela menor afluência de gente. À entrada para o caminho de acesso à praia pagamos uma pequena quantia de taxa de acesso (2000 xelins p/ pessoa, o equivalente a 0,80€ p/ pessoa). Descemos uma pequena escadaria de acesso ao areal e entramos por um grande corredor rochoso que desemboca no mar.

A maré está baixa, o que permite desfrutar de toda a beleza de Mtende. É uma praia de grandes formações rochosas, mas ainda assim com um areal que permite caminhar à vontade (só com a maré baixa). No areal vários montes de pedra de coral servem de bancadas de trabalho para muitas senhoras que estão sentadas a bater numa espécie de folhas de coqueiro. São várias espalhadas por toda a praia e os poucos turistas que por ali passam, passam-lhes completamente ao lado. Seguem a sua lida com afinco. Ao fundo no mar, os homens andam à pesca.

Senhor a trabalhar na praia de Mtende

Caminhamos pela praia, primeiro para o lado mais a sul e depois para o lado norte. Á medida que vamos passando nas rochas, enormes caranguejos escondem-se rapidamente de nós, no primeiro buraco que encontram mais à mão. Faz-me lembrar a ilha da Madeira e algumas praias rochosas com caranguejos gigantes. Esses, os da Madeira, conseguem ser maiores do que estes.

Depois do passeio, paramos num dos restaurantes mais cénicos que já vimos em toda a ilha. O Usumba Rock é o único restaurante que fica mesmo na praia. E isso só é possível porque instalaram o restaurante em cima de uma rocha e de estacas de madeira. É basicamente uma estrutura mal-amanhada em madeira que liga a área da “cozinha” em cima da rocha a vários espaços com mesas instalados em cima de estacas e ligados com passagens de tábuas de madeira. Tem umas vistas fantásticas e com a maré cheia fica literalmente dentro de água.

Usumba Rock
Restaurante Usumba Rock

Enquanto descansamos um pouco da caminhada, bebemos alguma coisa para nos refrescar e apreciamos a vista panorâmica fabulosa. Mtende é sem dúvida, para nós, a praia mais bonita de todas as que visitamos na ilha! Um tesouro escondido na ponta sul de Zanzibar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *